Essa tarefa é difícil, mas ela vai definir o resto da sua vida ou pelo menos parte dela. Quando pensamos no futuro, nos vemos em muitas profissões, ou em nenhuma, ainda não é possível definir exatamente o que iremos fazer quando temos 15, 16 ou 18 anos, a pouca idade nos deixa confusos e sem rumo.
Apesar de muitas pessoas terem mais de 30 anos e ainda não saberem qual a profissão que as faria felizes e realizadas!
O interessante séria buscar conhecer algumas profissões que admiramos e conversar com quem trabalha na área, pesquisar na Internet, participar de feiras de profissões e até mesmo tentar conhecer mais afundo algumas áreas profissionais fazendo alguns cursos básicos. Claro que se você pretende ser médico fica mais difícil, porém se está buscando algo na área administrativa, por exemplo, o contato com esse mundo é mais fácil, um curso de Rotinas Administrativas pode te trazer uma pequena pincelada do cotidiano dessa área.
Algumas profissões exigem um pré-conhecimento do calouro como, como música, dança e até mesmo artes cênicas. O calouro precisa ter um bom conhecimento para passar em uma faculdade pública e iniciar nesses cursos. As provas práticas nem sempre são fáceis.
E, se você pensa que na particular seria mais tranquilo graduar, também está enganado, pois a aprovação é certa, no entanto, quando estiver cursando sentirá dificuldade em realizar as atividades. Por isso, quando for escolher tenha em mente se você possui os pré- requisitos para estudar o curso desejado.
Agora se a sua praia for outra como a área de saúde, você só precisa descobrir se é bom aluno em exatas, química, física, matemática e se vai conseguir se adaptar a vida em um consultório médico ou hospital.
É sempre bom saber que o curso de graduação irá exigir um bom nível de conhecimento dessas áreas, exatas ou humanas, veja em qual delas se saiu melhor ao cursar o ensino médio, procure descobrir também se irá gostar de trabalhar na profissão escolhida..... costumo dizer que ao escolher o curso é como se você estivesse escolhendo uma roupa pela vitrine de uma loja, admiramos do lado de fora, mas não provamos para saber se acharemos confortável, não sabemos se irá nos servir.
Infelizmente, somente a prática irá nos afirmar se iremos gostar ou não!
Muitos calouros desistem do curso em 6 meses, se isso acontecer com você, não fique triste, melhor desistir e ir atrás de uma profissão que te faça um profissional feliz do que insistir em algo que te fará infeliz pelo resto da sua vida!
Faça o que ama, isso é o mais importante!
"Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida"