segunda-feira, 17 de abril de 2023

Efeitos de um segundo idioma



 
Já pensou em aprender uma segunda língua, provavelmente, sim. Também já parou no início do curso de inglês! Ou estudou até chegar ao nível intermediário e depois não conseguiu desenvolver mais nada. Muitas pessoas fazem isso, porque a tarefa não é fácil. No começo parece impossível conseguir aprender outro idioma, além de ser cansativo, e até um pouco frustrante, os colegas parecem se desenvolver mais que a gente, depois de muito estudo ainda é possível notar muitas dificuldades.

Quem conseguiu o nível intermediário, acha que não consegue chegar a fluência! A notícia boa é que a chave para o desenvolvimento e o domínio completo do idioma está só em uma palavrinha, a persistência! Sim, estudar todos os dias e insistir.

Os erros dos estudantes são comuns; 

Estudar só uma vez por semana, 30 minutos.

Tentar traduzir tudo para o português.

Estudar somente lendo os exercícios/utilizando somente um método de estudo. 

Eu já passei por tudo isso, e garanto que a aprendizagem só irá acontecer com muita persistência, uma viagem a Miami, ou nova york podem te ajudar certamente. Mas, a sua persistência e muito estudo irá te fazer chegar a fluência mesmo morando no Brasil, e sem condições para viajar e ter a experiência do exterior.  Assistir filmes, ouvir música, ler, estudar todos os dias, não somente nos dias de cursinho é um diferencial.  Para quem tem o nível intermediário é maravilhoso participar dos grupos de conversação, existem muitos por aí, eu mesma criei  no facebook uma comunidade para treino da língua francesa e sei de livrarias com agenda mensal para conversação de vários idiomas.

 Universidades também possuem  grupos de conversação e até abrem  inscrição para público externo, lembrando que os grupos são gratuitos a não ser que você entre em escolas de idiomas particulares, que provavelmente te cobrarão taxas, inscrição etc. 

 Outra situação questionada é a idade, será que não sou velho demais para estudar? A idade não importa, o que vale é a sua vontade, se você tiver mais de 50 anos e for seu sonho invista nele, pode ter certeza que será um grande benefício para você.

 Estudar outro idioma irá  prevenir Alzheimer ou demência  "De acordo com uma pesquisa feita pela York University, em Toronto (Canadá), foi constatado que pessoas, com a habilidade de se comunicar em duas ou mais línguas correm menos riscos de ter demência precoce em comparação com aquelas que falam apenas um idioma."

Pode conferir aqui  o que estou dizendo. https://summitsaude.estadao.com.br/tecnologia/fluencia-em-dois-idiomas-reduz-risco-de-demencia/

Então, podemos dizer que os benefícios de uma segunda língua só poderá agregar a sua vida, evita aparecimento de algumas doenças, te dará um salário melhor, ajuda na empregabilidade,  você poderá viajar para outro país com mais segurança sem se preocupar com a comunicação. E ainda poderá fazer novos amigos nos grupos de estudo e conversação. 💖

Falando de leitura!


          VOCÊ É DO TIPO DE PESSOA OBCECADA POR LIVROS?

Você é aquela pessoa que chega em uma livraria e fica doida para levar vários, já gastou mais de R$ 500,00, só com livros? A vendedora da livraria já te conhece, e quando você chega na loja ela vem sorrindo e te falando das novidades.

Se você respondeu que sim! Parabéns, você é uma pessoa "Popularmente, denominada de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência, ou como o historiador português, João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros". De acordo com Wikipédia.

Sim, essa é a sua definição, também fiquei chocada a primeira vez que li isso. 

O lado bom é que nos tornamos pessoas mais cultas, informadas, nossa interpretação de texto é melhor, nossa comunicação mais clara, e  nossa escrita também é melhor.

E, sim, eu já fui essa pessoa doida por livros, amo histórias, quando pego um livro dependendo do tamanho leio em menos de uma semana, alguns em um só dia.

Ainda tenho uma montanha de livros em casa, digo ainda tenho, porque a última vez que me mudei tive que vender uma grande parte deles para o sebo! 😿

Foi uma grande dor para o meu coração, mas também percebi que estava acumulado coisas desnecessárias, pois tinha muitos livros que li, e estavam só tomando espaço mesmo. E de certa forma foi libertador.

Gastei muito dinheiro com livros, e descobri que também amo escrever, amo criar histórias, e porque não, escrever para outras pessoas lerem?

Quem sabe você leitor, também seja um escritor!😀



Lançamento livro Creepy House Tributo a American Horror Story

No Halloween deste ano, a editora Perpertuo lançou a antologia Creepy House um livro especial em tributo à série "American Horror Story...