Hoje vou falar sobre a profissão de Secretariado executivo, sou apaixonada pela área, amo ser secretária, mas vou confessar que já me decepcionei também.
Primeiro vamos esclarecer o que faz uma secretária, pois é uma profissão muito antiga, que evoluiu com o passar dos anos, e muitos ainda acham que somos contratadas somente para trabalhar em secretarias atendendo telefone e anotando recados.
A profissão cresceu e evoluiu, hoje precisamos ter conhecimento administrativo, ter domínio de idiomas, língua portuguesa, precisamos aprender técnicas secretarias, ter domínio de informática, técnicas de arquivamento, conhecimento de cerimonial e protocolo, saber coordenar eventos entre outros conhecimentos para desempenhar bem a nossa função.
Essa categoria é muito utilizada em multinacionais, órgãos públicos e empresas de grande porte que precisam de alguém para a área administrativa.
E o que faz um secretário executivo, para o que serve?
- Planejar, organizar e coordenar agendas;
- Tornar o dia a dia da pessoa executiva mais produtivo;
- Garantir o cumprimento dos horários e atividades;
- Comprar passagens e hospedagens para viagens de negócios;
- Gerir salas de reunião;
- Fazer a gestão de facilities, ou seja, fazer a compra e cotação de equipamentos e materiais;
- Atender pessoas.
- Assessorar executivos nas demandas de trabalho
- Fazer intermediação em outros idiomas nas reuniões ou viagens.
Vou explicar os diferentes níveis de secretários; secretário nível médio, Técnico em Secretariado, Tecnólogo em secretariado e secretariado executivo, que pode ser bilíngue ou não.
A secretária nível médio, normalmente desempenha a função de um assistente, pois não tem necessidade de fazer curso para ser contratada, apesar das ofertas de cursos básicos encontradas em escolas profissionalizantes, o curso não é obrigatório. As atividades solicitadas por ela normalmente são simples. (Não tem direito ao SRTE)
A secretária com formação técnica nível médio,(Técnico em secretariado), devido ao curso ser de carga horária maior, já dá direito ao SRTE, são normalmente contratados para fazer redação técnica, assessorar em setores administrativos.
Tecnólogos em secretariado e graduados em secretariado executivo são contratados para assessorar executivos, com uma demanda maior de atividades que incluem conhecimento de um segundo idioma. Também te dará direito ao SRTE lembrando que a profissão de secretário é regulamentada pelas leis 7.377 de 30/09/85 e 9.261 de 11/01/96. Nestas leis estão descritas as atribuições mínimas, que variam conforme o porte da empresa, ramo de atividades etc. Para exercer estas atribuições é preciso ter o registro Profissional (RP) na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego -SRTE.
A diferença entre os três cursos é o piso salarial de cada um, o valor também vária de acordo com cada estado. As atividades também de diferentes responsabilidades, quando melhor a formação mais atividade, e o salário é de valor superior do nível médio e técnico.
Abaixo algumas decepções...😔
A nomenclatura "secretário executivo" muitas vezes, por falta de conhecimento é colocada para dar titulo a pessoas que nem mesmo tem a graduação, o que é decepcionante para os que cursaram.
Outra decepção é perceber que muitas empresas não sabem o que faz uma secretária, acham o trabalho fácil e que qualquer pessoa pode exercer a função.
A maior decepção de todas é a fama" Amante de chefe" que é antiga e até hoje é lembrada. Infelizmente, muitos executivos assediam sexualmente suas secretárias por acharem que devem ser suas amantes.
Sei que parece absurdo, mais isso ainda acontece e muito!
Não podemos nos deixar abater pelos pontos negativos, aliás todas as profissões tem o lado bom e ruim.
O que realmente importa é gostar de trabalhar na área, saber quem é, e amar o que faz! 😍 Recomendo a profissão, temos uma vasto mercado de trabalho.
Obs: Profissão de subordinação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário