Já parou para pensar o que acontece após sua formação na universidade?
A resposta a princípio é meio obvia, saímos em busca de um emprego na área, alguns focam em concursos públicos, outros em empresas privadas. O comum é se deparar com um mercado competitivo, e às vezes até mesmo fechado. Sabemos que durante a graduação os estágios são mais fáceis de conseguir nos deixando esperançosos, alguns profissionais saem com empregos assegurados, são os que cursam a graduação a pedido do chefe! O que é mais raro, a grande maioria irá precisar lutar por uma vaga no mercado de trabalho!
Mas, como ter um diferencial e se destacar no meio de tanta competitividade?
Você precisará ter algo necessário para as empresas, um bom exemplo, uma secretária executiva com inglês fluente irá se destacar da Secretária executiva que só domina a língua portuguesa. Uma secretária com Excel avançado, terá mais chances que uma que tenha somente o conhecimento do Word ou Excel básico. Quanto mais qualificação melhor, então faça um planejamento de carreira, descubra as coisas que te farão ser destaque na sua área, veja o que as pessoas não gostam de fazer, aquele curso de aperfeiçoamento desprezado.
Mais um exemplo, é comum quem cursa secretariado executivo, não querer fazer um curso técnico, se você tiver tanto a graduação como técnico em secretariado, já tem um diferencial.
Estou dando como exemplo, da graduação em secretariado porque é a minha área! Mas, independente da profissão escolhida, sempre pesquise e veja o que o mercado de trabalho pede e precisa.
Veja as necessidades da profissão e não tenha preguiça de estudar. Outra situação é a reciclagem, muitos profissionais após a formação, param de estudar, se esquecem do avanço do mercado de trabalho. Tenha em mente que vivemos em constante evolução e será sempre bom revisar seus estudos. É normal esquecermos conteúdos estudados na universidade, a informática ficar ultrapassada.Então, não custa nada fazer revisões e buscar uma reciclagem de alguns conteúdos.
Tenha a certeza que um profissional atualizado, vale muito mais e se tornará mais cobiçado pelas empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário